Conheça Minha Banda

Conheça Minha Banda

Kurt Cobain Montage of a Heck


A equipe do Conheça minha banda teve acesso ao novo documentário sobre o Kurt Cobain, Montage of a Heck, produzido pela HBO, com direção de Brett Morgen. Poderia ser mais um documentário sensacionalista, de tom moralista e critico a vida de Kurt. Mas as pouco mais de 2 horas permitiu um mergulho na mente do precursor do Grunge. A expectativa em torno do documentário era grande, primeiro porque é autorizado pelos familiares do artista, inclusive com entrevista de parentes e amigos. Segundo pelo material utilizado na produção como: mais de 200 horas de áudio, pinturas, esculturas, vídeos caseiros e mais de 4 mil páginas (uma espécie de diário). Que nos ajuda a conhecer esse artista.
O documentário tem a intenção de mostrar como a mente de Kurt Cobain vivia em um constante turbilhão de pensamentos. Nesse quesito conseguiram evidenciar o lado inquieto de Kurt. No decorrer do filme (documentário), é possível ver o quanto os problemas familiares e a falta da presença dos pais influenciou o inquieto menino de Aberdeen. A rebeldia começa a aparecer, e será refletida anos depois na suas letras e acordes na banda que viria a ser conhecida como Nirvana.
Nas entrevistas vemos o gênio forte e criativo mostrando as facetas quando o mesmo diz que “Se estamos ficando populares ou não, não interessa. A música é mais importante”. O atitude de um verdadeiro gênio que não queria aparecer mais que o seu trabalho.
De qualquer forma o documentário traz materiais inéditos e merece ser visto pelos fãs desse artista singular, que de certa forma tinha a mente tão complexa que não suportou viver no mundo sensacionalista da imprensa que na década de 90 já explorava de forma muito intensa a conturbada vida de alguém que queria ser o melhor, sem ser famoso.
É claro que a intenção não é esconder a vida de drogas e rebeldia, mas demonstrar como isso influenciou o som do Kurt e as formas de pensar. Também serve para refletir sobre a sociedade e seus preconceitos, bem como a falta que uma família pode fazer na vida de qualquer pessoa.
No Brasil, alguns cinemas devem exibir o documentário em Junho. Não se espantem se no final ficarem com a impressão que a qualquer momento o Kurt surgirá dizendo que tudo não passou de uma brincadeira. Esperamos que ele tenha atingido o “Nirvana”, que tanto buscou em vida.

Postar um comentário Blogger

 
Top